OUÇA: Depois de quebra na segurança, MEC anuncia Encceja em Agosto.

Campo Grande(MS) – Depois de constatar falha na segurança, o ENCCEJA, exame que garante certificação de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio, será mantido para o dia 25 de agosto. O Ministério da Educação informou na tarde de terça feira que as  provas foram reformuladas e o sistema de segurança será reforçado. O Encceja correu o risco de não ser realizado este ano depois de dois servidores quebrarem o protocolo de segurança, no momento de impressão do caderno de provas, O servidor de São Paulo se esqueceu da senha para abrir o caderno na gráfica, que foi repassada por telefone por um outro servidor de Brasilia, o que é proibido. Na  época o INPE anunciou que os dois servidores seriam afastados, mas a medida não aconteceu, um dos servidores não está mais no setor ligado ao exame; O outro que era terceirizada foi demitido.

O problema é dado como superado pelo presidente do INEP Alexandre Lopes, que garante a segurança do Exame. Uma Nova medida contra  fraude será adotada na realização do  certame  este ano, a proibição de equipamento eletrônico, que pode eliminar o candidato

Outra medida de segurança, é que os lanches serão revistados. Este ano as inscrições do Encceja  bateram recordes com 2 milhões  973 mil inscritos entre os dias 20  e 31  de maio. Quantidade  75% maior que em  2018. O crescimento na quantidade de inscrições aconteceu por causa da ajuda das  secretarias de Educação dos Estados e Municípios. O Encceja é destinado para jovem e adulto que não conseguiram concluir ensino para cada nível. Entre os inscritos as mulheres são  maioria. Os estados com mais quantidade de inscritos são, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná,em  2018,  33% de candidatos conseguiram a certificação nos dois níveis  e para este ano o governo não sabe qual será o nível de aprovação. Com informações da Radio CBN.

Da redação

Foto Divulgação