OUÇA: 1 em cada 5 motoristas insiste em usar celular enquanto dirige

Campo Grande (MS)- Celular e direção é uma mistura perigosa, mas que, apesar dos riscos, ainda tem uma série de adeptos.

 SONORA

Se o trânsito estiver parado então, sempre tem o motorista que não resiste a dar aquela conferida, mesmo consciente dos perigos que envolvem essa espiadinha.

SONORA

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2018 revelou dados inéditos: 1 em cada cinco brasileiros admite que usa o celular enquanto dirige.

A divulgação foi feita por meio do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – o Vigitel.

O estudo mostra ainda que são os jovens que mais cometem essa infração: mais de 25% dos que assumiram que usam o celular enquanto dirigem têm entre 25 e 34 anos. E quanto maior o grau de instrução, mais comum se torna a mistura entre direção e celular.

Ao todo, foram ouvidas mais de 52 mil pessoas em todas as 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

O estudo também concluiu que o nível elevado de escolaridade, somado à juventude dos motoristas, eleva outro tipo de infração – as multas por excesso de velocidade.

11% dos entrevistados reconheceram receber multas por andar acima da velocidade sendo 14% dos homens entrevistados contra 7% das mulheres.

Também são os rapazes que bebem e dirigem com mais frequência – de acordo com a pesquisa. Mais de 9% dos entrevistados que admitiram a pratica eram do sexo masculino, também com idades entre 25 e 34 anos. Somente 2% eram mulheres.

Os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes externas no país. Para se ter uma ideia, em 2017, mais de 35 mil pessoas morreram em desastres nas vias e rodovias do país. Com informações da Rádio Agência Nacional