OUÇA: Canudo de plástico fica proibido em MS. Medida está atrasada avalia Kemp

Campo Grande(MS) – Parlamentares aprovaram em definitivo, na sessão  quinta-feira, a proibição de fornecimento de canudos de plásticos em estabelecimentos comerciais em Mato Grosso do Sul.  Durante o debate, o deputado Pedro Kemp (PT), autor do projeto,  disse que  proposta foi inspirada em leis vigentes em outros estados do país  para  preservar o meio ambiente, e,  que trata se do primeiro passo.Para o petista a aprovação da medida, tem outro entendimento no Congresso Nacional.

Três parlamentares não aprovaram o projeto, o Capitão Contar (PSL), João Henrique Catan (PL) e Evander Vendramini (PP). Conta,  que presidente da Comissão de Comércio disse que o empresário não pode ser penalizado com a lei que proíbe o uso do canudo de plástico e pede que o Estado faça redução de impostos aos empresários. O deputado Cabo Almi advertiu ao deputado Contar que,  o  pedido dele dificilmente será acatado.

A proposta foi aprovada com uma emenda de Felipe Orro (PSDB), que deu prazo de um ano para que bares, restaurantes, hotéis, clubes, conveniências, salões de dança e eventos musicais, deixem de fornecer canudos plásticos aos clientes. A mudança dá mais tempo aos comerciantes para encontrarem uma solução que substitua o material. O prazo estabelecido no texto original do Projeto de Lei é de 30 dias, após a lei entrar em vigor. A lei que proíbe uso de canudo plástico  teve apoio de 14 parlamentares e 3 contrários, a proposta segue agora para sanção do governador Reinaldo Azambuja(PSDB)

Da redação

foto Greenpeace