Ouça;Descaso com área de preservação pode acabar com turismo em 4 cidades do MS

Campo Grande(MS) – O turvamento dos rios e córregos da Bacia Hidrográfica da Serra da Bodoquena ameaça o ecoturismo mundial: as águas cristalinas de Bonito e região. O problema foi discutido na tarde de sexta-feira (12) durante audiência pública,  na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), por proposição do deputado Lucas de Lima (Solidariedade), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Casa de Leis. Para o diretor do Instituto  de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Eduardo Eboly, o Estado tem ciência de sua responsabilidade .

No início da audiência, especialistas  destacaram a  situação dos rios e córregos da Bacia Hidrográfica da Serra da Bodoquena.  As apresentações foram feitas pelo gestor ambiental Rodolfo Portela Souza, superintendente-executivo da Fundação Neotrópica do Brasil, pelo biólogo Sérgio Barreto, do Instituto Homem Pantaneiro, e pelo engenheiro agrônomo Felipe Augusto Dias, diretor executivo do Instituto SOS Pantanal.

Para o biólogo, Sérgio Barreto, do Instituto Homem Pantaneiro, a responsabilidade é de todos. E que é possível produzir alimento sem prejudicar o meio ambiente.

Um dos maiores problemas da região é a falta de mata ciliar, o que deixa os córregos e rios desprotegidos e suas águas, turvas. Devido ao problema, há o total de 38. mil 322 hectares de áreas que precisam ser recuperadas nos municípios da bacia, conforme dados de monitoramento da Fundação Neotrópica do Brasil, apresentados por Souza. Da área que necessita de recuperação, 7.752 hectares estão em Bonito, 4.794,54 em Bodoquena, 4.155,39 em Jardim, 6.412,07 em Miranda e 22.960,8 em Porto Murtinho. O  deputado Lucas de Lima  vai  enviar, ao governo do Estado, carta com as discussões da reunião e pedido de medidas emergenciais para mitigar o problema do turvamento dos rios. Além disso, Lucas de Lima analisará a possibilidade de apresentação de projetos de leis relacionados ao assunto.

Da redação

Foto Lucina Nassar/Assessoria AL.