Educação confirma fechamento de sala de aula por causa de reordenamento

Campo Grande(MS) – Motivado pela significativa queda do número de estudantes matriculados na REE nos últimos dez anos (redução de 53 mil desde 2010), esse processo consiste na transferência de turmas de escolas com poucos alunos ou em localidades onde o quantitativo de profissionais seja insuficiente para a manutenção do atendimento nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), para outras unidades com a infraestrutura necessária para receber a nova demanda. Hoje, a Rede Estadual é responsável por atender 228 mil estudantes.

Após o período de revisão do planejamento, neste primeiro semestre de 2019, a SED decidiu pela transferência de turmas, em maioria do período noturno, de escolas da REE com os perfis supracitados, localizadas em 31 municípios de MS.

 A exceção fica para a EE Gustavo Rodrigues da Silva, de Paranaíba, que teve todas as turmas (matutino e vespertino) transferidas para a EE Aracilda Cícero Corrêa da Costa.

 

Ao todo, 199 turmas – com cerca de seis mil estudantes – foram transferidas para outras unidades escolares, nos mesmos municípios e turnos. Neste semestre, o reordenamento envolveu escolas de Anastácio, Bandeirantes, Miranda, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Terenos, Corumbá, Ladário, Coxim, Caarapó, Dourados, Fátima do Sul, Maracaju, Campo Grande, Bela Vista, Bonito, Jardim, Eldorado, Mundo Novo, Itaquiraí, Angélica, Batayporã, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Amambai, Aral Moreira, Ponta Porã, Água Clara, Selvíria e Três Lagoas.

 

É importante destacar que o reordenamento das turmas, nessas localidades, é voltado – principalmente – para o remanejamento da oferta de programas como Educação de Jovens e Adultos (EJA – Conectando Saberes), Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA) e Cursos Técnicos (Mediotec), além dos ensinos Médio e Fundamental, esse último em menor quantidade.

 

A medida possibilita a reorganização dos investimentos direcionados para a educação em MS e, com isso, o Governo do Estado, por intermédio da SED, visa seguir com a melhoria da qualidade do ensino para todas as etapas da Educação Básica e projetos educacionais, ofertados pela Rede.

Por fim, com o objetivo de gerar o menor impacto possível para os estudantes, a SED possibilita aos estudantes, pais e/ou responsáveis a alternativa de novas transferências, de acordo com a disponibilidade de vagas nos respectivos turnos e municípios. Esse atendimento é realizado pela Central de Matrículas da REE por meio do 0800-647-0028 e também pelo site: www.matriculadigital.ms.gov.br.

 

Fonte Assessoria SEED.

Foto Rádiowebms.