OUÇA: Polícia alerta sobre uso do Cerol e linha Chilena que podem matar

Campo Grande(MS) – Soltar pipa ou papagaio é uma das brincadeiras preferidas das crianças,  por causa de ventos mais fortes. Por outro lado, a brincadeira torna-se um risco quando aparecem as linhas com cerol ou a linha chilena.

Usada  para cortar as linhas das pipas adversárias o cerol, mistura de cola e vidro moído, oferece grandes riscos para ciclistas, motociclistas e pedestres, podendo fazer vítimas e provocar a morte. Ainda mais perigosa, a linha chilena tem um poder de corte quatro vezes maior, que pode danificar até mesmo redes elétricas, o que aumenta a preocupação das autoridades.

Corte no pescoço feito pela linha e cerol .

Durante o mês de julho desse ano a Guarda Municipal de Dourados realizou 10 recolhimentos de material com cerol, e alerta para o risco e a responsabilidade dos pais para prevenir que as crianças usem os materiais. A Guarda Municipal avisa a comunidade.

De acordo com a Lei municipal (Nº 4.140, de 06/2017), quem usar o material  pode pagar multa de meio salário mínimo, responder civil e criminalmente pelos danos físicos ou materiais que possam  acontecer.  Se o  usuário foi menos de  18 anos os pais ou responsável responderá pelos atos.

A lei ainda estabelece punição para quem for pego  vendendo qualquer um dos produtos, que poderá receber multa de meio salário mínimo ou até ter o  alvará de  funcionamento cassado.  Guarda Municipal reforça o alerta por causa do  aumento da quantidade  de pipas pelos bairros de Dourados.  A entidade também pede o apoio da população  se coloca à disposição para denúncias através dos números 199, 153 ou 3424-2309. Com informações do Dourados News

Da redação