OUÇA: Ideli Salvatti diz que retirada de índios sem mandato judicial, é Ditadura.

Campo Grande(MS) – Ex  senadora do partido dos Trabalhadores de  2001 á 2010 e  ex ministra da Pesca, e de Relações Institucionais e  Ministra dos Direitos humanos quando a ex presidente Dilma fez a inauguração da Casa da Mulher Brasileira  em Campo Grande, Ideli Salvatti, do Estado de Santa Catarina esteve na cidade Morena no fim de  semana para participar de encontro promovido pela Legenda. Ideli falou com a Rádiowebms, sobre a situação de invasão de  índios da etnia Kinikinauas  na  fazenda Água Branca  em Aquidauana na sexta feira da semana passada quando  40  integrantes da  Polícia Civil e Militar fizeram a retirada dos índios  sem  uma ordem judicial  com apoio da prefeitura e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. A Ideli  teve conhecimento do episódio  em Aquidauana e considerou a medida,  absurdoPara a política Catarinense, o quadro está sinalizado e as instituições precisam agir

Ideli lembra ainda que para a retirada dos índios em Aquidauana  sem ordem da justiça, foram usadas forças policiais do Estado.

Ainda na sexta feira por meio de nota, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, SEJUSP  informou que a  desocupação da fazenda Água Branca, aconteceu de forma  pacifica.  E que a medida foi feita para combater crimes de ameaça, furto qualificado, danos e crimes ambientais praticados na propriedade rural pelos índios da etnia Kinikinaus. De acordo com o advogado Eloy Terena, houve truculência na retirada dos índios, por parte dos policiais que não tinham ordem judicial.

 O presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de MS), Elias Mansour Karmouche, afirmou na  sexta-feira (2) que a entidade não apoia invasão de terra. A afirmação está relacionada à expulsão de indígenas da etnia Kinikinau. Segundo Mansour,  uso do aparato de policia é procedimento padrão a que invasores  estão sujeitos. A  imprensa  questionou se o rito legal não seria determinação judicial para a desocupação por meio de cumprimento de mandado de reintegração de posse. Mansour afirmou,  que o procedimento adotado é previsto em lei. Ouça a reportagem da Rádiowebms.

João Flores Junior

Foto Tilita Grassi /Rádio Eldorado.