OUÇA: Prefeito diz que Ordem de Brasília, permitiu desocupação sem mandato

Campo Grande(MS) – Cem  índios da etnia Ki ni  ki naus ocuparam  a Fazenda Água Branca em Aquidauana,  na quarta feira e foram retirados da área, pela Policia Militar  na  noite de quinta feira. De acordo com o advogado Eloy Terena, houve truculência na retirada dos índios, por parte dos policiais que não tinham ordem judicial.A Prefeitura de Aquidauana informou que os índios da etnia Kinikinauas chegaram à fazenda na noite de quarta-feira (31), com documentos que diziam comprovar o direito sob a terra; os índios, teriam ateado fogo na sede da Fazenda, que depois foi controlado pelos bombeiros. Na sede da fazenda estavam o caseiro e sua esposa que saíram do local pela manhã. O prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro, teve conversa de telefone publicada em rede social ,confirmando a retirada dos índios da Agua Branca, por determinação de Brasília.

A Rádiowebms tentou ouvir o prefeito Adilon Ribeiro,  mas a assessoria disse não saber onde ele estava. E que,  uma entrevista coletiva deve ser agendada  para explicar o episódio.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, SEJUSP  informou que a  desocupação da fazenda Água Branca, aconteceu de forma  pacifica.  E que a medida foi feita para combater crimes de ameaça, furto qualificado, danos e crimes ambientais praticados na propriedade rural pelos índios da etnia Kinikinaus.

João Flores Junior

Foto Reprodução TV Morena.