OUÇA: Deputados concordam que Lula cumpra pena em S. Paulo, defesa pede suspensão

Campo Grande(MS) – O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, da Justiça estadual de São Paulo, determinou que o ex-presidente  Lula (PT) seja transferido de Curitiba para Tremembé, no interior paulista, para cumprir o restante da pena de 8 anos e 10 meses por condenação na Lava Jato, no caso do triplex em Guarujá. A data da mudança não foi definida. O   deputado Cabo Almi comentou a transferência na sessão da Assembleia de Quarta feira

O Líder do governo na Assembleia deputado José Carlos Barbosa concorda com a transferência do ex presidente e explica porque.

Lula   deve ficar na  Penitenciária 2 (P2) de Tremembé, conhecida por abrigar presos  de  crimes de grande repercussão.  Como  Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Mizael Bispo (condenado por matar Mércia Nakashima), Roger Abdelmassih, Lindemberg Alves (caso Eloá) e Guilherme Longo (padrasto acusado de matar o menino Joaquim). A  decisão do magistrado, coordenador e corregedor do Departamento Estadual de Execuções Criminais de São Paulo, foi  horas  depois da  a juíza federal do Paraná, Carolina Lebbos, determinar a transferência do petista da carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba para São Paulo.A defesa de Lula pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) ainda na  quarta-feira, a suspensão da transferência do petista de Curitiba para São Paulo. Os advogados também solicitaram que o Tribunal assegure ao ex-presidente o direito de permanecer em Sala de Estado Maior. A justificativa diz que a transferência pode não ser necessária caso o STF acate um pedido de habeas corpus que tramita no órgão. Nele, os advogados pedem a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, o que mostraria que ele não agiu de forma imparcial no processo do triplex no Guarujá. Se isso acontecer, o processo é anulado e o petista garante sua liberdade.

João Flores Junior

Foto André Richter/ Agência Brasil/EBC