Ouça: Frente Parlamentar quer evitar mais suicídios por canta da Depressão

Campo Grande(MS) – A Organização Mundial da Saúde estima que  Trezentas milhões  sofram  do transtorno no planeta; estigma ainda impede buscar por ajuda.  De acordo com dados da OMS, a quantidade de casos de depressão cresceu 18% em dez anos. Até 2020, será a doença mais incapacitante do planeta, na previsão da Organização Mundial da Saúde.

O Brasil é campeão de casos de depressão na América Latina. Quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, sofrem com a doença, segundo dados da OMS. Porém, a psiquiatra Nadège Herdy alerta para o aumento do número de registros de Transtornos de Ansiedade. Os comuns são os transtornos de ansiedade generalizada e síndrome do pânico. Em 2015, 18 milhões de pessoas sofriam com transtorno de ansiedade no Brasil.

O deputado Marçal Filho(PSDB) chama atenção da ausência de politica publica para tratar da doença. No geral, alguns sintomas merecem atenção: sentir medo ou receio, em excesso, de situações que ainda não aconteceram, alterações do sono, tensão muscular, medo de falar em público, medo de lugares fechados ou com grandes aglomerações, inquietações constantes, pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos.

 O ideal, em casos assim, é buscar ajuda de um psicoterapeuta. O psicólogo irá fazer uma série de perguntas sobre seu estado físico e emocional. Na terapia, você terá a oportunidade de falar mais sobre as situações que lhe causam ansiedade, sem julgamentos. Em alguns casos, o psicólogo pode recomendar que você procure um psiquiatra, que irá receitar uma medicação específica para baixar a ansiedade. Marçal Filho pretende levar a discussão na frente parlamentar na casa de Leis.

As declarações do deputado Marçal Filho foram feitas na sessão ordinária de Assembleia de quarta feira dia 7 de Agosto; Ouça a reportagem da Rádiowebms.

João Flores Junior