OUÇA: Em Curitiba, governador discute projeto da ferrovia, que liga MS ao Pacífico

Campo Grande (MS)- A situação da ferrovia Ferroeste, que pode fazer a ligação entre Mato Grosso do Sul e Paraná, e ainda integrar o projeto da rota biocêanica com destino ao Pacífico, foi pauta da reunião entre o governador Reinaldo Azambuja e o governador do Paraná, Carlos Massa Júnior, além de representantes de grupos empresariais chineses e portugueses.

No encontro, foram apresentadas possibilidades de rotas e ramais que ligarão Brasil, Chile, Argentina e Paraguai por meio de um novo traçado ferroviário. Reinaldo Azambuja destacou a importância do trabalho conjunto.

SONORA

O secretário estadual do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, e o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves, ficaram responsáveis por compor um grupo de trabalho que irá avaliar qual o melhor modelo a ser seguido.

O projeto inicial de implantação do corredor bioceânico consiste em unir o Porto de Paranaguá ao Porto de Antofagasta, no Chile. A ligação de 2,5 mil quilômetros integra os quatro países, facilitando as exportações do Cone Sul para os países asiáticos pelo Oceano Pacífico.