Depois de ligação por Estrada, Estado almeja ligação bioceância ferroviária.

Campo Grande(MS) – Os governos de Brasil e Bolívia estudam a implantação de posto alfandegário em Corumbá, como parte do projeto para integração da rota ferroviária bioceância. O projeto foi apresentado pelo Ministro de Obras Públicas e Serviços da Bolívia, Oscar Coca Antezana ao governo de MS e para equipe do Ministério da Infraestrutura. Antezana apresentou o andamento das obras ferroviárias na Bolívia: finalizada de Corumbá a Santa Cruz, em fase de execução de Santa Cruz a Cochabamba, faltando 150 quilômetros  e de Cochabamba para os portos do pacífico com trecho pronto. Reinaldo diz que a Bolívia tem grande interesse na parceira, principalmente depois de fechar acordo com a empresa russa Akron, com fornecimento de 2 milhões de metros cúbicos para a fábrica de fertilizantes UFN3, em Três Lagoas, em fase de aquisição pelo grupo internacional.O governador não tem dúvida de que a implantação do corredor Bioceânico  será novo marco de crescimento para o Mato Grosso do Sul.

De acordo com  Reinaldo a rota bioceância rodoviária está adiantada, agora é importante firmar parcerias na rota ferroviária”. A medida  depende do aval do governo federal e, por isso, o projeto foi apresentado ao Ministério da Infraestrutura, para que seja pedido conjunto de Brasil, Paraguai e Bolívia. Segundo informações divulgadas pelo governo boliviano, o projeto do “corredor bioceânico ferroviário de integração” prevê investimento de US$ 10 milhoes de dólares  com financiamento “praticamente assegurado” por consórcio privado suiço-alemão. A integração é uma realidade..

As declarações do governador Reinaldo Azambuja foram feitas em coletiva de imprensa na manhã de sexta feira em Campo Grande durante a realização da oitava reunião do corredor rodoviário Bioceânico.

Da redação

Foto; Francisco Ribeiro