MPE aciona Dourados e Estado sobre exame Endoscopia, ação pode render R$ 10 mil de ulta diária

Campo Grande(MS) – Ministério Público Estadual deu  30 dias, para que a secretaria de Saúde de Dourados faça  60 exames por mês de Co lan go pancrea tografia  Terograda Endoscópia   por envolver “casos de vida ou morte”  e pediu  máxima  urgência.

A medida foi assinada  pelo promotor de Justiça,  Etéocles Brito Mendonça Dias Junior e pelas defensoras públicas Inês Batisti Dantas Vieira e Mariza Fátima Gonçalves, através de  Ação Civil Pública na 6ª Vara Cível de Dourados.  OS exames  devem  detectar e tratar doenças do sistema digestivo que inclui a vesícula biliar, o pâncreas e os canais que drenam  os órgãos, bem como o fígado. a medida é estendida ainda ao governo de Mato Grosso do Sul, se a medida não for atendida tanto a prefeitura quanto a secretaria de  Saúde do Estado ,pode  ter de pagar multa diária de R$ 10 mil.

Geraldo Resende,  informa  que sabe da situação da saúde em Dourados   que está em Brasília para promover encontro entre  o Ministro da Saúde,  Luis Mandetta e a prefeita Délia Razuk , sem partido  e que a SES  liberou $ 100 mil para  fazer vários exames, mas também para hemodiálise.

Resende destaca ainda que,   todas as demandas tem respostas do Estado. A secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, interventora da Funsaud, Fundação de Saúde de Dourados  não se pronunciou a medida do MPE. Com informações do Dourados News.

Da Redação.

Foto André Bento/ Dourados News.