Ouça;Incêndios podem resultar em multas que variam entre R$ mil a 5 mil por hectare

Campo Grande(MS) – A onda de calor e o tempo seco que persistem  e  têm feito o número de focos de queimadas subir novamente em Mato Grosso do Sul.  Dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),  revelam que em  8 dias  de setembro, foram registrados 477 focos, aumento de  19% da quantidade de todo o mês passado.

De acordo com o coordenador do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule, a situação mais crítica é na reserva Kadiwéu, entre Porto Murtinho e Bodoquena, no Pantanal.  O último relatório   do Inpe mostra 20 pontos de queimadas na região. A área tem 30 brigadistas treinados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mas, mesmo assim, há uma preocupação com o avanço dos incêndios. O coronel Edenilson Queiróz,  relações publicas da Policia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, informa que os agentes estão atentos  e uma pessoa foi presa por causar incêndio Edenilson destaca ainda os valores de multa para quem promove queimadas

De acordo com Queirós  são  1  188 hectares queimadas que são investigadas pela PMA. Coronel Edenilson Queiróz  que informa ainda que grande parte das queimadas   é  criminosa e se dá por iniciativa das pessoas.

Da redação

Foto Valentim Maniere