OUÇA: Oitenta acadêmicos ocupam bloco da Federal contra, Future se do MEC

Campo Grande(MS) – Acadêmicos de  10 cursos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ocupam desde às 18h30 de terça-feira (24) o Bloco 6 da instituição, conhecido como Shopping. Os acadêmicos são contrários ao programa do Governo Federal intitulado Future-se, que promete dar   autonomia financeiras das instituições de ensino superior por meio de captação de recursos privados. O dinheiro viria por meio de contratos com Organizações Sociais (OSs) sem a necessidade de chamada pública. As universidades não serão obrigadas a aderiram ao programa do Ministério da Educação (MEC). A briga dos estudantes é para que a UFMS não faça parte do projeto. Agnes Vianna, é uma das acadêmicas do curso de Pedagogia.

Para trata do problema havia um conselho entre acadêmicos e reitoria marcado para a sexta-feira (27),  mas  a reitoria adiou o  compromisso para o dia 31 de outubro, o que motivou o protesto. Os estudantes contam que desde às 23h10 de  terça feira estão sem luz no bloco. E os contingenciamentos feitos pelo Ministério da Educação, já prejudicam os projetos científicos da  Federal.

O grupo   tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Fundação UFMS e IFMS (Sista),  que prometeu contato com a administração da universidade para resolver a questão da luz. Eles também relatam que alguns professores já se manifestaram à favor da manifestação.

Em nota, a UFMS informou que se “opõe a qualquer tipo de restrição e/ou impedimento que coloque em risco o patrimônio público e a segurança das pessoas, prejudique a imagem institucional, e impeça a realização de atividades acadêmicas de qualquer natureza”, Mas que a instituição afirmou que apoia o que ela classificou de “boas práticas da comunidade universitária” e afirmou que a instituição defende “a universidade pública, gratuita, de qualidade e plural”.

Da redação