OUÇA: Deputado diz que terceirização de Universidade é inconstitucional

Campo Grande(MS) – Anunciado em julho pelo Ministério da Educação, o programa Future-se pretende reestruturar o financiamento de institutos e universidades federais.  Para que  universidades Públicas  tenham receitas próprias, através de  contratos com organizações sociais, estabelecidos em modelos de  negócios privados. Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, o deputado Pedro Kemp (PT) participou de audiência pública sobre o Future se e critica a iniciativa do Ministério da Educação, que com a iniciativa  acabaria  com a realização de concurso público na Federal  e faria  cedência de  servidor na instituição  de ensino superior.

Trata se do fim de autonomia Universitária que, tem principio constitucional. Pedro Kemp, destaca.Até o momento, 24 universidades já se posicionaram contra  a iniciativa, a reitoria da Federal ainda não se manifestou, 80 estudantes fizeram protestos bloco seis da instituição contra a medida. A reitoria, cortou o fornecimento de energia ao bloco da Federal. O 1º secretário, deputado Zé Teixeira (DEM), avaliou positivamente a nova proposta do Ministério da Educação.

As  declarações do Deputado José Teixeira foram feitas  na sessão ordinária da Assembleia de  quinta feira, dia 26 de setembro.

João Flores Junior

Foto Divulgação.