Torre vai que vai melhorar sinal de comunicação no Pantanal é instalada

Campo Grande(MS) – Começou a ser instalada na quinta-feira, 24 de outubro na Serra do Amolar a nova torre que vai melhorar o sistema de comunicação via rádio da Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (RPCSA), das empresas de navegação e dos navios da Marinha, assegurando   a ampliação da comunicação que se estenderá por 80 km na planície pantaneira, entre Corumbá (MS), Cáceres (MT) e a fronteira com a Bolívia.  A  inovação é fruto de uma parceria entre o Comando do 6° Distrito Naval – Marinha do Brasil, Instituto Homem Pantaneiro (IHP) – RPCSA e Grupo Miguéis de Turismo.
A torre será  usada pelos navios da Marinha, pela equipe de pesquisa e conservação do IHP e também por barcos-hotéis que trafegam na região, facilitando a comunicação com o porto, sobretudo em casos de emergência.
Os equipamentos de rádio foram fornecidos pelo Grupo Migueis, enquanto a instalação  é  feita por uma equipe técnica do IHP e com o apoio da Marinha, que também ficará com a parte da manutenção do equipamento. O apoio terrestre e acesso nas áreas da Serra do Amolar fica sob responsabilidade do IHP.
Aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) está apoiando no transporte do material da reserva da Acurizal até a Morraria de Arenito – localizada na Serra do Amolar para a instalação do equipamento. São 5 toneladas de material levados  para o morro, sendo 180 quilos de material por vez transportados pelo  helicóptero. com informações da Assessoria do Instituto Homem Pantaneiro.

Da redação

foto Divulgação.