Ouça: Leitura deve ser estimulada desde gestão do Bebê, aconselha especialista.

Campo Grande(MS) – Inserir a leitura na rotina dos pequenos  para o  desenvolvimento pessoal, Ler é um hábito.  A quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil,  feita  pelo Instituto Pró-Livro, aponta que, em média, o brasileiro lê 2  livros por ano. Para reverter a baixa leitura no país, uma alternativa é incentivar a leitura ainda na infância. No Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, a Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio Campo Grande, a pedagoga Maisa Colombo Lima explica os pais não se culpam, pela falta de leitura dos filhos.

Ao ler para uma criança, o adulto está colaborando com o desenvolvimento mental e do senso crítico, além de  diminuir  a ansiedade do pequeno.  Entre os aspectos positivos, estão, o enriquecimento do vocabulário e do conhecimento. E Qual a idade para o contato com a leitura, de acordo com Maisa Lima  pode ser na  gestação.

Ela orienta que, na hora de escolher um livro para os pequenos, é importante levar em consideração o desenvolvimento psicológico da criança, que não depende exclusivamente da idade. O nível de conhecimento, de domínio de leitura e o amadurecimento dela,  devem pesar  na escolha. Quem lê sempre sabe mais, principalmente na realização de  concursos  como vestibular e o Enem

De acordo com a pedagoga Maisa Colombo Lima da Faculdade  Estácio de Sá, Existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança:  o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico. Saiba mais na reportagem da Rádiowebms.

João Flores Junior

Foto Smart kids