Ouça: Constituinte teve participação de todo o Estado para fortalecer Parlamento

Campo Grande(MS) – Dos 18 deputados que fizeram a Constituinte, dois estão em atividades, Londres Machado e Onevan de Matos, dois tem funções na casa de Leis, Osvaldo Ferreira Dutra  e Walter Benedito Carneiro.  Horário Cerzosimo, Ramez Tebet, Rudel Trindade, Valdomiro Gonçalves e Zenobio dos Santos, faleceram. Albertro Cubel, Cecilio Gaeta, Ary Rigo, Getúlio Gideão, Odilon Nakasato, Roberto Orro, Sérgio Cruz e Sultan Raslan  deixaram a política. Na  época eram  dois partidos, Arena e MDB.

 Valter Carneiro lembra  da primeira Constituinte  e do primeiro governador nomeado depois da assinatura do decreto de criação do Estado de Mato Grosso do Sul em  11 de outubro de 1977.

Carneiro se recorda  da primeira sessão da Casa Legislativa Osvaldo Dutra, ex deputado e hoje médico sabe a importância da Casa legislativa para a permanência do processo democrático.A primeira constituição do Estado contava com 191 artigos.

O Advogado constitucionalista André Borges avalia a importância do  Legislativo para equilíbrio dos Poderes na  Democracia. O sociólogo Paulo Cabral afirma que  de  1968 á 1978  o Brasil  vivia pós regime Militar e porque da  escolha  dos deputados constituintes.

Todas as regiões estão representadas na escolha dos deputados constituintes; Ary Rigo, de Maracaju, Jesus Gaeta, de Corumbá, Getulio Giodão de Nova Andradina, Horário Cerzosimo, Valter Carneiro e Siltan Raslan  Dourados, Londres Machado de Tio Brilhante e Fátima do Sul, Waldomiro Gonçalves , de Cassilandia, Zenobio dos Santos de Amambai, Paulo Saldanha de Ponta Porã,  Roberto Orro e Rudel Trindade de Aquidauana e Ramez Tebet de Três Lagoas.

E para conscientizar a sociedade da importância da atividade Parlamentar a Casa de leis aposta cada vez mais no Futuro como a implantação do projeto Parlamento Jovem. Envolvendo o estudante  para dentro da Assembleia Legislativa.  O deputado Rinaldo Modesto viveu um momento inesquecível com criança e adolescente numa solenidade na Casa Legislativa.  Ouça a reportagem especial sobre a Constituinte na casa de Leis pela Rádiowebms.

João Flores Junior

Foto Arquivo Al.