Ouça: Deputados anunciam 3ª CPI da Energisa, com foco no valor de conta

Campo Grande(MS) – Paulo Corrêa , presidente da Assembleia Legislativa do estado   anunciou na  sessão de terça feira instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito   para  investigar os valores aplicados pela concessionária de energia,  a empresa Energisa, nas faturas de energia de todos os consumidores sul-mato-grossenses.  A proposição  foi  apresentada pelo deputado estadual Felipe Orro (PSDB) e foi assinada por todos os deputados estaduais. A CPI  tem três quesitos básicos ,   o requerimento  aprovado em plenário,  com assinatura dos 24 deputados e o fato determinado para investigação.  Orro ocupa uma vaga do PSDB, o G10 indicou dois membros, o G9 vai indicar dois membros e aí irão se reunir para eleger o presidente e o relator da Terceira CPI de Energisa.

Ainda na sessão de terça feira,  Marçal Filho (PSDB)  apresentou  proposta  que pode proibir a concessionária  de  realizar cobrança de indenizações, parcelamentos, multas e outros encargos decorrentes de suposta fraude, no mesmo documento de cobrança do consumo mensal do serviço.  O documento também proíbe corte, suspensão ou interrupção do fornecimento do serviço pelo não pagamento da fatura na qual estejam inclusos os valores dos encargos citados. Marçal Filho já havia feita a observação na conta do consumidor

Se aprovada, a vedação não será usada aos encargos decorrentes de mora ou impontualidade no pagamento dos serviços  prestados ao consumidor. O projeto  quer  atender a necessidade do consumidor, o respeito à sua dignidade, a proteção de seu interesse econômico, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo.

Da redação

Foto Anderson Gallo/  Diário Corumbaense