Ouça: Cana ameaça Bioma, Famasul diz Pantanal jamais terá plantio de cana

Campo Grande(MS) –   Pedro Kemp(PT) disse na sessão de quinta feira dia  21 que  analisou  o decreto assinado no começo deste mês, e as últimas medidas anunciadas pelo Governo Federal,  que estabelecia regras para o Zoneamento Ecológico. Com a medida  será possível plantar cana-de-açúcar em áreas como o Pantanal e a Amazônia. O deputado não entende a necessidade de expansão do cultivo da cana de Açúcar em Mato Grosso do Sul.

O deputado Zé Teixeira (DEM), 1º secretário da Casa de Leis, afirma que a União está aumentando a autonomia dos produtores rurais. E com a medida, os proprietários conseguirão mandar em suas terras, que possuem muita aptidão. O que ele considera  positivo, vai gerar renda e emprego no campo.

O presidente da Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Maurilio Saito, informa que não é possível fazer o cultivo de cana de açúcar no Pantanal. Mesmo assim, de acordo com Pedro Kemp, a medida do presidente Bolsonaro não é bem avaliada pelos parceiros comerciais do Brasil.

Decreto do ano de 2009  relacionado ao  Estudo de  Zoneamento Ecológico,    proibia o plantio de cana de açúcar  em áreas próximas ao Pantanal.

João Flores Junior

Foto Clima Info