Ouça; Lei que impede plantio de Cana de Açúcar no Pantanal é anunciada

Campo Grande(MS) – Depois de admitir a investidores árabes que “potencializou” as queimadas na Amazônia por discordar de políticas ambientais de governos anteriores, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) decretou que a região – bem como o Pantanal e a Bacia do Alto Paraguai, na mesma região – está liberada para o plantio da cana. O Decreto 10.084, de 5 de novembro, publicado hoje (6) no Diário Oficial da União, revoga o Decreto 6.961, de setembro de 2009, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu o zoneamento para o plantio da cana e as operações de financiamento ao setor sucroalcooleiro. Além de Bolsonaro, assinam o decreto a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o ministro da Economia, Paulo Guedes. A publicação coincide com os novos dados sobre o papel dos biocombustíveis na redução das emissões brasileiras de carbono em 2018, divulgados no inicio do mês de novembro  pelo Observatório do Clima na Conferência Brasileira sobre Mudança do Clima, realizada em Recife.

Um projeto de lei para proibir a plantação de Cana de Açúcar no Pantanal de Mato Grosso do Sul,  foi apresentado na sessão de terça feira na Assembleia Legislativa,  proposta pelo deputado Pedro Kemp.O deputado argumenta que o Estado pode e deve promover medidas de proteção ambiental de interesse coletivo

O Outro Lado. O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, FAMASUL, Mauricio Saito disse que tecnicamente é impossível o cultivo de cana na região do Pantanal.

Da redação

Foto Ze Dudu.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here