PRF volta a usar radares móveis nas estradas

Campo Grande(MS) – Desde Agosto, os  equipamentos foram tirados de circulação, depois de o presidente Jair Bolsonaro assinar  portaria, proibindo o uso dos radares,  sob o argumento de evitar o desvirtuamento do caráter Educativo e a aplicação  indiscriminada de multas. Uma decisão da justiça federal de Brasília anunciada no domingo passado, determinou que a Polícia rodoviária volte a fazer uso do equipamento a partir do dia  23  de dezembro. O governo vai recorrer da decisão.

Na quinta feira da semana passada, 19 de dezembro,  o presidente disse que iria cumprir a decisão da Justiça de Brasília, e que teria pedido a PRF, para que o equipamento fosse usado somente para tirar fotografia educativa, sem multar. E que em seguida, o agente poderia parar o motorista infrator somente para advertir. Na semana passada o advogado Geral da União, André Mendonça, informou que o equipamento tem finalidade educativa  e que pode sim promover a aplicação de multa.

A policia rodoviária Federal informa que vai cumprir a decisão da Justiça federal de Brasília, priorizando o caráter Educativo e preventivo e que, desde agosto, depois da retirada dos radares moveis das estradas,  aumentou a quantidade de vítimas de acidentes nas estradas. Até outubro,  o total  de mortos aumento 2%  e de feridos mais de 9%  em comparação com o mesmo período do ano passado. Com informações da Radio CBN

Da redação

Foto Denilton Dias/ O Tempo