Ouça: Situação de 600 colaboradores da Tonon será anunciada na sexta feira

Campo Grande(MS) – A Tonon Bioenergia  tem 50 anos de existência, é produtora de açúcar, etanol e energia com operações no MS. A empresa  realiza  cultivo, colheita, compra e processamento da cana-de-açúcar e  produz açúcar, e etanol anidro e hidratado para a venda no mercado doméstico e exportação. A Companhia também usa subprodutos do bagaço de cana-de-açúcar para produzir eletricidade para alimentar suas operações industriais através da cogeração. Em recuperação judicial desde 2015,  a empresa está com o pagamento de salário e de parte do decimo terceiro de seus colaboradores em atraso desde novembro de  2019. A empresa tem capacidade para moer mais de Três milhões de toneladas de cana.

Oficialmente a direção da Usina não informou qual será a decisão sobre a atividade da Usina em Vista Alegre. Oviedo dos Santos,  presidente do sindicato dos Trabalhadores na usina, disse a Rádiowebms que a direção da Tonon, deve anunciar os próximos passos da empresa em Vista Alegre dia 24 deste mês.

A reunião entre representante da empresa, sindicato e comissão de trabalhadores aconteceu no dia 14  de janeiro.  Oviedo confirma que a direção da Usina determinou que todos os trabalhadores esperem comunicado da empresa   em suas casas,.

Ainda de acordo com Oviedo dos Santos, são seiscentos trabalhadores na Usina Tonon. Caso a usina decida por não moer mais cana este ano, será situação da  queda dramática para a Economia de Vista Alegre e Maracaju. Ouça a reportagem.

João Flores Junior