OUÇA: Estoques de sangue nos hemocentros ficam reduzidos por causa do coronavírus

Campo Grande (MS)- As medidas de isolamento social para evitar o contágio do Coronavírus geraram um efeito colateral indesejado: o número de doadores de sangue caiu, trazendo preocupação para os Hemocentros do país. Em São Paulo, epicentro da epidemia no Brasil, o banco de sangue estima em 50% a queda nas doações. O HemoRio, no Rio de Janeiro, informou que o número de doadores caiu pela metade nos últimos dias.

A gerente de captação de doadores, Luciara Farias, pede que as pessoas continuem doando.

SONORA

 A redução nas doações traz riscos para o abastecimento de sangue no país, como alerta o presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Dante Langui.

SONORA

Para evitar aglomerações, muitos bancos de sangue já disponibilizam a doação por agendamento. O médico hemoterapeuta Gustavo Galvão opina que ir a um hemocentro é seguro porque existe uma triagem para que só doem sangue pessoas saudáveis, sem sintomas de gripe.

SONORA

O Ministério da Saúde informou que não há qualquer evidência de que o coronavírus seja transmitido pelo sangue e pediu para que as pessoas continuem doando enquanto durar a pandemia.

 

 

Com informações da Rádio Agência Nacional