OUÇA: Desamparados, empresários de alimentos podem falir se prefeitura não flexibilizar

Campo Grande(MS) – Há mais de 15 dias que os empresários, principalmente no setor de alimentação, como lanchonete, restaurante, padaria, feira e até farmácias passam por sérias dificuldades em Maracaju por causa de três  Decretos, baixados pelo prefeito Maurílio Azambuja(MDB) que também é médico,  para evitar contágio da Covid 19. As farmácias de Maracaju não funcionam, de portas abertas, todo o atendimento é feito por uma janela e os clientes ficam do lado de fora como explica Itamar de Oliveira.

Maria Berenice é dona de um restaurante há 9 anos em Maracaju, e para ela foi cedida como meta de funcionamento, somente 10%  de sua capacidade comercial, Berê como é conhecida reclama a situação, que só piora .

Várias casas de lanches estão praticamente fechadas no centro de Maracaju.

A empresária disse ainda a Rádiowebms, que  achar lugar aberto para se alimentar em Maracaju, principalmente a noite,  é lenda, e os que estão em atividades,  somente no sistema disque entrega. Berê disse ainda de outros estabelecimentos que pensam fechar as portas por falta de flexibilização da prefeitura.

Pedro Fachin é dono de uma pizzaria  há 22 anos no centro de Maracaju ele já  demitiu  11  colaboradores e também só pode funcionar com 10%  de sua capacidade no sistema Disque entrega, O empresário também solicita  flexibilização por parte da prefeitura e demais entidades.

Por   Decretos,  a prefeitura que chegou a impedir  a atividades nos supermercados e atacarejos, cedeu para funcionar lojas de eletro eletrônico,  sorveterias, lojas de confecções e ainda limitou o funcionamento de panificadoras,  que só podem  atender  entre 7 horas da manhã   até as  18 horas. Pedro Fachin, anuncia prejuízos.

Até a feira de produtores que era feita na praça  da cidade toda a quarta feira, não acontece há 4  semanas, Jesuína dos Santos  disse a Radiowebms que movimentava R$800 na venda de produtos a comunidade.

A noite cidade é deserta e empresários de alimentação anunciam perdas.

O Outro lado;  A redação tentou contato com a prefeitura de Maracaju, com a assessoria Jurídica do município e espera por resposta.