Teich foi demitido, agradeceu ao presidente e não citou os motivos de sua saída

Brasília(DF) – O ministro da Saúde, Nelson Teich, não foi exonerado e sim demitido de cargo  do cargo pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira, 15. Em  pronunciamento a  imprensa com 30 minutos de atraso, o ex Ministro falou menos de 10 minutos e não explicou os motivos reais de sua saída da Pasta.

Usou o tempo para dizer que foi um honra  e prazer estar ao  lado de pessoas que o apoiaram e trabalharam intensamente pelo País. Nelson defendeu visita ás cidades e Estados mais contaminados com a Covid 19 no Brasil para entender a gravidade da situação in loco. Agradeceu os profissionais de saúde. Teich agradeceu ainda ao presidente Jair Bolsonaro pela oportunidade  que dada a ele ter feito parte do Ministério da Saúde;  E que,  seria ruim para ele não ter contribuído  para com o Sistema Único de Saúde, Sus.  O ex ministro disse que sempre estudou em escola pública. E que sua trajetória profissional sempre foi edificada em rede publica de ensino, inclusive a superior .

Nelson Teuch não disse dos motivos de sua demissão. E nesses menos de 30 dias no cargo, ele não aceitou a recomendação do presidente Jair Bolsonaro, que insistia na publicação de protocolo onde seria permitido o uso da Cloroquina em pacientes com sintomas iniciais da Covid 19. O protocolo anterior é do dia 31 de Março do ex ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que permite o uso do medicamento em pacientes  graves internados em UTI; Outro motivo,  seria a insistência do presidente na adoção do isolamento vertical  somente para idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco.

O terceiro motivo que desanimou ainda mais o ex Ministro, foi a decisão do presidente Bolsonaro, flexibilizar a abertura de academias de ginastica, salão de beleza e Barbearias em todo o Brasil. Nelson Teich foi pego de surpresa com a decisão do presidente e não soube contrapor a medida anunciada pelo presidente. A demissão do segundo Ministro da Saúde causou reação imediata em diversas entidades e governadores de todo o Brasil.

 

João Flores Junior

 

 

 

 

B