Moderna Biotecnologia anuncia resultado positivo de vacina contra Coronavírus

A empresa de Biotecnologia  Americana Moderna anunciou na manhã desta segunda-feira, 18,  de maio  que os testes de sua potencial cura  contra a Covid 19,  foram bem-sucedidos em humanos. A empresa afirma que o corpo de todos os pacientes que receberam a dose produziu anticorpos contra o SARS-CoV-2, nome oficial do novo coronavírus que provoca a doença covid-19.

O teste foi preliminar e feito com 45 voluntários. Segundo a Moderna, um dos focos foi a segurança dos pacientes. Novos testes ainda precisam ser realizados. O teste também não confirma por ora que pessoas que tenham tomado a vacina fiquem imunes contra o vírus, o que é o objetivo primordial de uma vacina.

O objetivo agora é realizar novos testes com mais pacientes até o fim de julho. A Moderna afirma que pode eventualmente ter a vacina pronta para uso emergencial no outono do hemisfério norte, entre o fim de setembro e o fim de dezembro. O projeto da vacina da Moderna começou ainda em janeiro, no início da disseminação da doença na China. A Moderna trabalha na pesquisa para a vacina com os Institutos de Saúde dos Estados Unidos, braços de pesquisa do Departamento de Saúde — o análogo do Ministério da Saúde no país.

Fonte Exame