Trinta infectados entre 15 mil moradores de reservas indígenas preocupam

Campo Grande(MS) – Os últimos casos de indígenas confirmados com o Covid-19 foram registrados na terça-feira (19/5). Já nesta quinta-feira (21/5), 12 douradenses moradores no perímetro urbano da cidade tiveram resultados de testes positivos. A possibilidade de haver um surto da doença nas aldeias Bororó e Jaguapiru forçou uma intensa mobilização das autoridades da área da saúde municipal e estadual.

Os infectados foram encaminhados para casas de acolhimento. O número de indígenas com coronavírus representa 35% da quantidade total de infectados em Dourados  e até  quinta-feira (21/5)   eram  84 pessoas com a doença, conforme dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

As testagens e medidas de contenção, conforme o médico Frederico de Oliveira, “quebrou a cadeia de transmissão”, são responsáveis por evitar um salto de infectados na Reserva Indígena de Dourados. “Isso mostra que as ações da secretaria de saúde foram muito bem orientadas juntamente com a vigilância epidemiológica no intuito de isolar os moradores da Reserva Indígena, que funcionou como um bloqueio”, explica Frederico, representante do Comitê de Enfrentamento a Crise do Coronavírus. Apesar das atenções estarem direcionadas à Reserva Indígena, os 12 novos casos de coronavírus anunciadas pela SES na quinta-feira (21/5) através de boletim epidemiológico não são de indígenas. Destes, três estão internados e nove em isolamento domiciliar.

MATO GROSSO DO SUL

Em todo o Estado, o coronavírus já infectou 746 pessoas. Nas últimas 24h, 53 indivíduos foram confirmados com a doença. Além de Dourados, há novos casos residentes em Campo Grande, Douradina, Três Lagoas, Itaporã e São Gabriel do Oeste. Consta no boletim que do total de pessoas infectadas pelo Covid-19 no Estado, 267 estão recuperadas, enquanto 434 são monitoradas em isolamento domiciliar. O número de óbitos é de 17 em Mato Grosso do Sul. Com informações do Dourados News.

Da redação

Foto Hédio Fazan / Dourados News.