Ouça; Geraldo diz que Coronavírus avança e apela para o isolamento no feriado

Campo Grande(MS) – Com mais 256 exames positivos para o novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da doença  chega a 2.853. Foi registrado um óbito de morador de Rio Brilhante que estava internado em Dourados, passando para 25 mortes pela doença em Mato Grosso do Sul. As informações foram apresentadas  na manhã de quinta-feira  em coletiva de imprensa on-line com autoridades estaduais. Dos 2.853 casos confirmados, 1.297 estão em isolamento domiciliar, 1.461 estão sem sintomas e já estão recuperados e 73 estão internados, sendo 39 em hospitais públicos e 34 em hospitais privados. Dois pacientes internados são procedentes de fora do Estado. Geraldo Resende, secretario de Saúde do Estado, espera conscientização da comunidade  em manter o isolamento no feriado prolongado.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 20.145 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 14.571 foram descartados  depois de  exames darem negativo para Covid-19, 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde, 542 exames aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e 2.179 casos foram notificados e não foram encerrados pelos municípios. E   situação ainda pode piorar ..

Os 542 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e coronavírus. O laboratório realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24 a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.Ouça a reportagem da Rádiowebms

João Flores Junior

 

Resende apela para que o cidadão fique em casa, situação pode piorar.