Ouça: Governo abandou ações de combate a incêndio no Pantanal, diz Tebet

Campo Grande(MS) – A queimada no Pantanal sul-mato-grossense destruiu um milhão e cem mil hectares de vegetação do cerrado brasileiro, área equivalente a 9 vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro,  de acordo com dados Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

O fogo que é comum em Corumbá e Ladário deixa a região encoberta por fumaça, prejudicando a respiração dos moradores. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em julho foram 1.684 focos de queimadas no mesmo mês ano passado, foram 494  focos de incêndio.

A moradora,  Laura Ferreira,  da Quilombola da comunidade Mutuca em Mato Grosso, denuncia que moradores sofrem com a situação e precisa de itens básicos de subsistência, já que muitas  plantações foram dizimadas.

Para a Educador Ambiental da Operação Fase no Mato Grosso,  Leonel Bonfá, que faz parte do Conselho Ambiental da SEMA – Secretaria de Meio Ambiente,  do Estado vizinho, a pandemia diminuiu ainda mais a ação dos  órgão de proteção ambiental,

A senadora, Simone Tebet do MDB  do Mato Grosso do Sul, pediu que seja feita um indicação do senado Federal ao presidente da Republica, para que a região Pantaneira seja acompanhada pelo conselho da Amazônia Legal, reativado este ano.

Na semana passadas, o Estado do Mato Grosso assinou parceria para contar com o apoio do Exército e Marinha, para tentar  reduzir   as queimadas. Com Colaboração de  André Devesa da Rádio Senado.

Da redação

Foto Divulgação