Pandemia vai afetar mercado de trabalho até para recém nascidos

Campo Grande(MS) – O levantamento foi feito pela Enap, a Escola Nacional de Administração Pública, indica que   os grupos podem ser mais impactados e traz estratégias para reduzir efeitos de longo prazo. O relatório levou em conta pesquisas e cenários em diferentes países, depois de epidemias e desastres naturais, como a gripe espanhola, terremotos e furacões, nos últimos 20 anos. E, a partir d as evidências, apontou ações para diminuir impactos da pandemia da covid-19 no Brasil. Quem explica é o pesquisador da Enap,  Daniel Lopes

O estudo mostra, que há uma tendência na queda nos salários no caso de jovens que ingressam no mercado de trabalho, como afirma o pesquisador Daniel Lopes. Segundo o relatório, devem ser estimulados não somente programas de transferência de renda, mas também medidas voltadas para qualificação profissional.

Sobre os reflexos da pandemia em recém-nascidos, o pesquisador Daniel Lopes ressalta que o estresse materno durante a gestação pode trazer consequências à saúde do filho e impactos por toda a vida em diferentes áreas, como na educação e no trabalho.

O estudo destaca a necessidade de políticas públicas para gestantes e investimentos em programas durante o pré-natal e na primeira infância. O relatório aborda os reflexos da pandemia e as estratégias para reduzir os efeitos de longo prazo, não só nas áreas de saúde, educação, trabalho e rendimento, mas também nos aspectos relacionados à pobreza e desigualdade e à violência doméstica.