Geraldo anuncia Medico sem Fronteira em Aldeias de Aquidauana

Campo Grande(MS) – A situação é crítica nas aldeias de Aquidauana, onde a pandemia faz vítimas entre os índios. Eles se queixam de falta de apoio e a organização Médicos Sem Fronteiras não recebe autorização para ajudar.

As covas para sepultar vítimas da Covid foram  abertas em regime de mutirão.  Mais de 900 indígenas contraíram o novo coronavírus; 33 morreram. As famílias dizem que o número de vítimas pode ser maior. Os índios terena pediram ajuda pela internet denunciando o descaso nas redes sociais. Eles reclamam da faltava de profissionais de saúde para atender nas aldeias. Depois dos  apelos, a prefeitura de Aquidauana enviou  três equipes médicas, e a Secretaria Nacional de Saúde Indígena montou um mutirão em sete polos nas aldeias.

Desde a  primeira morte do indígena vítima de Covid nas aldeias de Aquidauana, os próprios indígenas  sepultaram os corpos sem a mínima proteção para não se contaminar pela Covid-19”,  denuncia  Dionedson Terena, da aldeia Bananal.

 

Uma equipe dos Médicos Sem Fronteiras está na região, mas não foi autorizada a ajudar os indígenas no combate à Covid.   Eles tiveram a entrada  proíbida  Denuncia  Alcenir Terena, professor. E na  live sobre o Boletim da Covid 19,  de segunda feira dia  24  de agosto,  o  secretario de Saúde Geraldo Resende , confirma  a atuação dos médicos sem fronteira para a  comunidade indígena da Princesa do Sul. O secretario destaca o apoio da Sesai..

João Flores Junior

Foto Francisco  Ribeiro Sub com