Se reajuste de arroz for abusivo multa pode chegar a R$ 10 milhões

Campo Grande(MS) – A Câmara de Comércio Exterior confirmou que o Brasil vai suspender a cobrança do imposto de importação sobre dois tipos de arroz até o dia 31 de dezembro. A meta é comprar de outros países até 400 mil toneladas de arroz com casca não parboilizado e de arroz semi-branqueado.

Na quarta-feira dia 9, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Sanzovo, se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro da economia, Paulo Guedes, para tratar  da disparada do preço do arroz. De acordo com Sanzovo, um dos motivos é a queda de produção,  no momento que aumentaram o consumo interno e a demanda internacional, principalmente por parte da China. João Sanzovo, acrescentou que, com a desvalorização do real, os produtores brasileiros deram prioridade ao comércio internacional.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou na sexta-feira dia 10, em vídeo, na sua rede social, que o governo tomou as medidas necessárias para tentar conter a alta no preço do arroz e evitar um desabastecimento do produto nas prateleiras dos supermercados

A Senacon deu  cinco dias de prazo  para os setores de supermercados e de produção de alimentos que compõem a cesta básica, explicarem a alta nos preços. O governo quer as informações para saber se o aumento foi justo ou abusivo. Se o reajuste for considerado prejudicial aos direitos dos consumidores, as multas podem chegar a mais de R$10 milhões.

Da  redação.