Ouça; Cinco cidades do MS solicitam segurança para eleição em Novembro

Campo Grande(MS) – O Tribunal Superior Eleitoral, recebeu pedido para envio das forças armadas em 106 localidades de três estados para atuar no primeiro turno das eleições deste ano. No Maranhão, o pedido foi para o emprego da Força Federal em 98 localidades, no Mato Grosso do Sul,  Paranhos, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia e Ponta Porã. E três no Amazonas. Os pedidos foram realizados pelos tribunais regionais eleitorais. O diretor geral do TSE, Rui Moreira de Oliveira, explica o papel das forças armadas nestes casos

Os pedidos buscam garantir a segurança das eleições e eventual apoio logístico das urnas e de pessoal para o pleito. O uso das forças armadas está previsto no Código Eleitoral. Em 2018, o TSE, aprovou o envio para 510 localidades em 11 estados.Os pedidos do emprego das forças ainda serão analisados pelo presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, e, se aprovados, serão encaminhados ao Ministério da Defesa.

Este ano, o Congresso aprovou a mudança das eleições municipais devido à pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno vai ocorrer dia 15 de novembro, e o segundo turno 29 de novembro.

Da redação

Foto Divulgação.