UFMG trata de paciente com sequelas da Covid 19, depois alta hospitalar

Campo Grande(MS) – A alta do Hospital pode não ser o fim da  batalha contra a covid  19 para que esteve em estado grave da doença e precisou usar oxigênio;  é o que aponta um estudo feito pela Universidade Federal de  Minas Gerais, revela que fraqueza nos braços fadiga, falta de ar e ansiedade podem perdurar por anos depois do paciente ter recebido do diagnóstico de cura da Covid 19

Para fazer o diagnóstico do paciente, os médicos estão realizado testes de função pulmonar , força muscular,  capacidade de exercícios e ainda uma avaliação da qualidade de vida depois da doença.

Desde julho  35  pessoa são acompanhadas pelos pesquisadores, são pacientes que apontaram que depois de  mês de receberem alta do hospital ,  sentiram dores  fraqueza, falta de ar e muita ansiedade. De acordo com a professora de clinica Medica da faculdade de medicina da UFMG, Carolina Marinho,  os sintomas podem estar associado a Covid  19. Ainda de acordo com ela um estudo recente revela que 30% dos  pacientes da Sars Cov, outra doença causada pelo vírus  mesma família do coronoavírus , relataram que tiveram problema pulmonares  por até dois anos. Ainda segundo a medica pessoa  com maior período de internação, e que fica imobilizada  costuma apresentar  perda  de funcionamento  físico.

Na avaliação da professora, no casos das alterações pulmonares em estudo, são casos  inflamatórios e trombose que tendem a desinflamar e entrar em processo de  cicatrização.

Além de realizar os estudos com as pessoas que apresentam sintomas mais graves do Coronavirus , os médicos também oferecem tratamento de reabilitação para os participantes, A expectativa é de que até o fim do estudo,  mais 400 pessoas devem, participar do programa  científico que dura um ano e meio. Com informações da Radio CBN

Da redação

Foto: Ione Morreno–Semcom / Fotos publicas / CC BY-NC 2.0)