Ouça; Agrotóxico Paraquat é banido do Brasil

Campo Grande(MS) – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, confirmou o banimento do agrotóxico Paraquat no Brasil a partir do dia 22 de setembro. A decisão foi tomada na última terça-feira dia 15, com isso, o produto não poderá ser produzido ou usado no país, além da proibição da importação da substância. Evidências levantadas pela Anvisa mostram que o uso do Paraquat poderia causar mal de Parkinson e mutações genéticas, principalmente nos empregados que trabalham na aplicação da sustância.

Fabrício Rosa, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, a Aprosoja, em manifestação enviada para a Anvisa, pediu mais prazo para que novos estudos financiados pelos produtores sejam concluídos. Karen Friederichi, biomédica e representante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Abrasco, reforçou a necessidade de proibição do Paraquat

A decisão pela proibição  do  agrotóxico a partir de setembro de 2020 já havia sido tomada em 2017. Mas a utilização do Paraquat já era proibida em alguns cultivos de frutas e hortaliças, como abacaxi, couve, beterraba, uva e pêssego.

O produto é aplicado nas plantações de soja, algodão, arroz, cana-de-açúcar, batata, entre outros. Na próxima semana, a Anvisa deve definir regras para o uso do estoque do Paraquat comprado pelos agricultores para a próxima safra.

Da redação