Ouça: Pela 1ª vez Brasil tem queda de nível de segurança alimentar

Campo Grande(MS) – Quase 85 milhões de brasileiros manifestaram incerteza ou preocupação quanto ao acesso aos alimentos. Os números fazem parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares, anunciada  pelo IBGE.

Desde 2014, início da série histórica do levantamento. É a primeira vez que houve queda nos níveis de segurança alimentar no Brasil. Segundo o gerente da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, André Martins, a redução está relacionada, entre outros motivos, à crise econômica pela qual passava o país.

Depois de um período de melhora, houve redução na segurança alimentar, revelada na pesquisa mais recente. Segundo o estudo,  a fome voltou a crescer,  e atinge  10 milhões de pessoas.

O levantamento revela desigualdade entre as regiões, no que se refere à segurança alimentar. A situação mais grave é a do Norte, onde  43% dos domicílios tinham acesso garantido a alimento. No Nordeste, a situação era um pouco melhor, ficando em mais de 49%. A Região Sul, por sua vez apresentava melhores percentuais com 79%, e seguida da Sudeste e Centro-Oeste.

Da redação