TST reajusta em 2,6% salário de agentes e determina volta imediata ao trabalho

Campo Grande(MS) – Com sentimento  de indignação, os ministros do Tribunal Superior do Trabalho, decidiram em julgamento realizado na tarde desta segunda feira, dia 21 de Setembro em Brasília terminar com a Greve dos Agentes dos Correios que acontecia desde o dia 17 de agosto. Com a decisão os trabalhadores devem voltar as atividade nesta terça feira dia  22 de Setembro,  sob pena de pagamento de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento.

Para terminar a Greve os ministros do  TST aprovaram  reajuste de salário para todos os servidores de 2,6%. Para a maioria do Tribunal,  a Greve não foi abusiva, assim metade dos dias parados, deve ser paga e outra metade descontada.

A relatora do processo, a ministra  Katia Arruda, destacou que a paralização não foi abusiva,  porque foi a única forma que os trabalhadores encontraram para enfrentar a resistência de empresa e que é a primeira vez que órgão, julga um processo em que uma empresa tenta retirar todos os direitos Trabalhistas de uma categoria.

De acordo com a direção da Federação  Nacional das Empresas dos Correios e Trabalhadores, a greve aconteceu depois da suspensão do acordo , por iniciativa da direção da ECT, que resolveu não cumprir o acordo coletivo até 2021. A empresa usou como justificativa que não  teria como manter os benefícios concedidos em outros momentos e fora da realidade do mercado.

Os ministros mantiveram 9 clausulas durante a negociação salarial que inclui oferta de plano de saúde a auxilio alimentação  e outras  20 medidas sociais que não representam custos aos Correios foram mantidas. 50 Clausulas do antigo acordo coletivo foram canceladas.

João Flores Junior

Foto Divulgação.