Ouça: Moradores de 4 Estados recebem sementes misteriosas da China

Campo Grande(MS) – Moradores estão intrigados com a chegada pelos Correios de sementes misteriosas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirma, até o momento, que há registros de casos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os pacotes são de origem chinesa.

As sementes de espécies não identificadas geralmente chegam junto com alguma encomenda feita pela internet, como se fosse um brinde. Foi o que aconteceu no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Segundo a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural do estado, a pessoa usou  a compra de um item de decoração em um site e recebeu o objeto e mais um pacote com duas sementes descritas como “joias”.

Só no Rio Grande do Sul, seis casos semelhantes já foram registrados, de acordo com o chefe da Divisão Sanitária Vegetal do estado, Ricardo Felicetti

O Ministério da Agricultura informou que ainda não é possível apontar os riscos envolvidos e que o material foi enviado para análises técnicas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia. Ainda não há prazo para divulgação dos resultados

De acordo com a pasta a entrada de sementes no Brasil só pode ser originária de fornecedores de países com os quais o ministério já tenha estabelecido os requisitos fitossanitários. o material deve ser certificado pelas autoridades fitossanitárias do país exportador. Além disso, a importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos. O Ministério da Agricultura orienta os cidadãos a não usarem as sementes e levarem os pacotes a uma unidade do órgão no estado de origem.

Da redação

Foto Divulgação