Ouça; Bipolares e Esquizofrênicos estão sem remédio que vale R$ 2 mil

Campo Grande(MS) – A  falta do remédio Olanzapina de  10 miligramas, serve para tratar de pessoas com a doença e não é encontrado nem em farmácias de alto Custo e nem no sistema único de Saúde. Familiares de pacientes tentam comprar ao antipissicótico usado ainda por pessoas que tem transtorno Bipolar. É o caso de Luís Antônio que tentar buscar o medicamento há mais de 45 dias, o fármaco seria para a esposa dele.

O mesmo acontece com Darlene Ribeiro de Goiânia que não encontro  Olanzapina de 10 miligramas  no centro de distribuição da cidade ,e ela ajuda o trio que tem esquizofrenia há 20 anos

Jaqueline Marques de Uberaba , Minas Gerais tenta ajudar o irmão que espera por uma cirurgia para diminuir traços de agressividade, causados pelo distúrbio refratário, sem conseguir o Olanzapina de 10 miligramas ela buscou ajuda em um centro de Manipulação.

Em Mato Grosso do Sul a secretaria de Saúde,SES,  não informa quantas pessoas precisam do medicamento e que ainda espera que o Ministério da Saúde, faça a compra e organize a distribuição nas farmácias e no sistema único de Saúde o Sus.

Alguns Estados como Goiás fez a compra do remédio e acionou o MPF. Em Setembro o Ministério da Saúde havia prometido comprar e distribuir o Olanzapina de  10 miligramas, mas ainda não conseguiu. Com informações da Rádio CBN.

Da redação

Foto Divulgação.