Depois de seis meses, Salles aparece para ver queimadas no Pantanal

Campo Grande(MS) – Os focos de incêndio na região do Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul acontecem desde de Março deste ano. O sinal de alerta já havia sido dado quando o Governo de Mato Grosso cedeu um avião para combater os fogos que se alastraram desde então. De  Março á setembro se passaram seis meses e neste sábado dia 03  de outubro, a assessoria do governo do Estado, anunciou a presença do  ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A  visita foi possível através da  Comissão do Senado, Salles deve  medidas relacionadas as  queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A primeira agenda será um sobrevoo nas regiões mais afetadas pelo fogo e seguem para reunião de trabalho da CTEPantanal, no Centro de convenções Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas na região do Pantanal brasileiro aumentaram 210% em 2020, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019. Considerando o período de janeiro a setembro de 2019, foram registrados 4.660 focos de incêndio, em 2020, foram registrados 14.489 focos.

No dia 14 de setembro, o governador assinou  decreto de emergência ambiental em todo o Estado, o que possibilitou a intensificação dos trabalhos de combate aos incêndios em todos pontos onde há focos de calor.   segundo dados da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) as queimadas já consumiram 12% do bioma Pantanal. Participam também da agenda, os secretário Eduardo Riedel (Segov) e Jaime Verruck (Semagro) e outras autoridades.

João Flores  Junior