Ouça; Pandemia reduz em mais de 90% assistência a saúde mental

Campo Grande(MS) – O Gabis é estudante da Universidade de Brasília, A pandemia fez aumentar a sensação de isolamento e o resultado foi uma Depressão  ele reclama que encontrou dificuldade no atendimento da rede pública de Saúde  e o tratamento é muito caro para o vencimento de um estagiário.

Uma pesquisa  da  Organização Mundial da Saúde, revela que os serviços essenciais de saúde mental foram interrompidos ou reduzidos em mais de 93% dos países do Mundo, por causa da Pandemia da Covid 19.  De acordo com a pesquisa entre os problemas provocadas pela suspensão dos tratamentos, estão níveis elevados de consumo de álcool drogas, insônia, ansiedade  e até casos de suicídios ou mortes por  overdose.

Luto pela perda de pessoa querida, isolamento, medo de perder o emprego e perda de renda, são fatores da Pandemia que trouxeram ou agravaram problemas de saúde mental. O neuro Cientista do Hospital Albert Einstain,  Leandro Freitas de Oliveira, explica sobre a epidemia emocional.

Perguntado, o Ministério da Saúde informou que dinheiro para tratamento de saúde mental no Brasil englobam a criação de novos serviços e custeio mensal para a cidades e manutenção da rede de apoio psicossocial  do SUS.

Especialistas e entidades, ligadas a saúde mental, criticam, a forma de como o orçamento é aplicado. O presidente da associação Brasileira de Saúde Mental, Leonardo Pinheiro, disse que o ministério da Saúde aumentou recursos para Instituições privadas de internação em detrimento de recursos para o  SUS.

Para   equilibrar   a alta demanda e a necessidade de assistência, aparece a iniciativa da Universidade de Brasília, UNB que oferece atendimento psicológico  e  psiquiátrico, gratuitos, para a comunidade acadêmica bem como a criação de grupo de terapia coletiva, para as pessoas que perderam parentes para a Covid. 19.

A diretora de atenção a saúde mental da comunidade universitária da UNB , Larissa Polejaque, detalha o projeto. E foi o tratamento da UNB  que socorreu, o universitário Gabis, que disse da depressão a reportagem . Com informações da Radio CBN