Ouça; Criança com menos de 10 anos terá de usar cadeirinha no interior de carro

Campo Grande(MS) – Manuela Holanda, de 7 anos, sempre andou de cadeirinha no carro dos pais, mas quando completou a idade estipulada no atual Código de Trânsito deixou de usar. Ela não gostava do assento.

Mas a partir de abril de 2021, Manuela e todas as crianças com idade inferior a 10 anos, que não tenham 1,45 de altura, terão que ser transportadas em cadeirinhas específicas para a idade, peso e altura.

 As mudanças  constam no Novo Código de Trânsito Brasileiro, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, e começam a valer daqui seis meses. É o  tempo para o pai da Manuela, o professor Aparecido Alves comprar uma nova cadeirinha. Mas ele não gostou da novidade.

O doutor em segurança no trânsito, David Duarte, acredita que o uso da cadeirinha por mais tempo pela criança é uma boa iniciativa, já que poderá evitar acidentes graves.  Duarte avalia    impacto de um acidente com uma criança de 10 quilos

Quem descumprir a nova regra da cadeirinha, a partir de abril do ano que vem, irá cometer uma infração gravíssima de trânsito, com sete pontos na carteira e irá pagar uma multa de R$300,00.

Da redação