MS vai comprar vacina chinesa para combater Covid 19 no Brasil

Campo Grande(MS) – O Ministério da Saúde vai comprar 46 milhões de doses da vacina coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantã. A informação foi confirmada ao Estadão pelo governo do Estado e divulgada mais tarde pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde nesta terça-feira, 20.

A expectativa é que a aquisição ocorra até o fim do ano, depois de o imunizante obter registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que a vacinação comece já em janeiro. O ministério informou que investirá R$ 1,9 bilhão na compra. O recurso extra será liberado por medida provisória.

Em reunião virtual com os 27 governadores nesta terça, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou o acordo e ressaltou que a “vacina do Butantã será a vacina brasileira” ao lembrar que o imunizante, mesmo tendo sido desenvolvido na China, será produzido integralmente na fábrica do Butantã, em São Paulo. A decisão encerra especulações que indicavam que poderia haver resistência do governo federal em adquirir a vacina por divergências entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador João Doria (PSDB).

A pasta disse ter assinado um protocolo de intenções com o Butantã para adquirir as 46 milhões de doses, mas ressaltou que, para dar seguimento ao processo de compra, o instituto terá de enviar “todos os documentos comprobatórios dos ensaios clínicos já realizados e daqueles em andamento” referentes à coronavac. Também destacou que o produto terá que comprovar segurança e eficácia e obter aval da Anvisa. Com informações de O Estadão.

Da redação