Ouça; Obesidade atinge um em cada 4 brasileiros informa IBGE

Campo Grande(MS) – Mais de 60% dos brasileiros maiores de 18 anos estão acima do peso, o que corresponde a 96 milhões de pessoas. Já a obesidade afetou uma a cada quatro pessoas. Os dados fazem parte do volume dois da PNS –  Pesquisa Nacional de Saúde, referente a 2019,  anunciada na quarta-feira (21) pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.  A coleta de informações foi  entre agosto de 2019 e março deste ano.

O levantamento traçou um diagnóstico da saúde da população, com base em dois temas: a antropometria, que analisou a prevalência do excesso de peso e da obesidade, e a Atenção Primária à Saúde, que de maneira inédita avaliou os cuidados prestados nas unidades básicas de saúde do país.

A investigação antropométrica identificou que dos 96 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais que apresentavam sobrepeso, mais de 62% eram mulheres e mais de 57% homens.

Já entre os adolescentes de 15 a 17 anos, o sobrepeso atingia 19% e a obesidade 6%. Também nessa faixa etária, as mulheres foram mais afetadas. Comparada com a pesquisa feita pelo IBGE em 2003,  a edição da PNS revela que a obesidade entre adultos acima dos 20 anos mais que dobrou, passando de 12% para 27%.

A analista do IBGE, Flávia Vinhaes, responsável pela pesquisa, afirma que a prevalência do excesso de peso e da obesidade entre as mulheres foi maior em quase todas as faixas etárias, com exceção do grupo acima dos 60 anos.

A pesquisadora chama a atenção para os resultados, que devem servir para embasar as ações de combate à obesidade e excesso de peso no país.

Já sobre a  Atenção Primaria à Saúde, o levantamento apontou que nos 6 meses que antecederam a entrevista, mais de 17 milhões de pessoas usavam  algum serviço nas unidades. As respostas aos questionários receberam valores de 0 a 10, usados para calcular a pontuação do serviço que foi prestado aos pacientes. A média ficou em 5,9 como explica Flávia Vinhaes. Do total de pessoas que utilizaram algum serviço de Atenção Primária à Saúde, as mulheres eram a maioria, com 70%.

Da redação