OUÇA: Cesta de Natal está 18% mais cara em Campo Grande

Campo Grande (MS)- A Ceia de Natal em Campo Grande está mais salgada. De acordo com levantamento do Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nepes) da Uniderp, os produtos tradicionalmente consumidos nesta época- como frutas, peru, bacalhau e panetone – tiveram elevação média de 18,16%, em relação a 2014. No ano passado o índice registrado foi de 10,58% e em 2013, 6%. Em 12 meses, o setor de alimentação já registra alta de 15% na Capital. O coordenador do Núcleo e pesquisador, Celso Correia, analisa que o reajuste se deve aos produtos importados. (SONORA)

Na pesquisa, o frango foi o grande vilão e as bebidas subiram também neste ano, ao contrário dos estudos anteriores. (SONORA)

Um dos alimentos mais tradicionais da mesa de Natal, o panetone subiu 18,83%, em média; o bacalhau outro produto muito consumido está 22% mais caro, além de cebola, com alta de 83%, batata com 43% e a uva passa que está 42% mais cara. A sugestão do professor  para economizar na ceia, sem onerar o orçamento, é pesquisar e substituir os alimentos. (SONORA)

 

O levantamento foi realizado durante as duas primeiras semanas de dezembro nos principais supermercados da Capital.