OUÇA: HU da Capital e Dourados receberão R$ 4 milhões

Campo Grande (MS)- Na última semana,  o Ministério da Saúde disponibilizou quatro milhões de reais para dois hospitais universitários do Mato Grosso do Sul, em Dourados e Campo Grande.  As instituições da Universidade Federal e da Universidade Federal da Grande Dourados foram contempladas porque cumpriram as metas de qualidade relacionadas a porte e perfil de atendimento, capacidade de gestão, desenvolvimento de pesquisa e ensino e integração ao SUS. A iniciativa que promove a liberação desses recursos faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, conhecido como  REHUF, que é desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação. De acordo com a diretora substituta do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência do Ministério da Saúde, Inês Gadelha, esse recurso vai trazer uma melhor qualidade em saúde para a população do estado.

Atualmente, os hospitais universitários são centros importantes  de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. A ideia do encaminhamento dos recursos é garantir que essas unidades continuem oferecendo ensino, pesquisa e atendimento de qualidade, conforme destaca a diretora substituta do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência, Inês Gadelha.

 

Os recursos encaminhados aos hospitais universitários devem ser pagos em uma única parcela. Essas instituições poderão utilizar os recursos  conforme a necessidade e o planejamento da unidade, como  realizar reformas e adquirir materiais hospitalares. Com informações do Ministério da Saúde