OUÇA: 67% das mulheres já sofreram algum tipo de violência dentro das universidades

Campo Grande (MS)- Pesquisa do Instituto Data Popular mostra que 67% das  estudantes universitárias já sofreram algum tipo de violência dentro da faculdade. Esse número é ainda maior nas instituições públicas. Quase 8 em cada 10 mulheres foram vítimas de assédio, coerção, violência física ou sexual. Mesmo o número sendo elevado apenas 2% dos homens admitem ter cometido algum ato de violência. O presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, diz que a pesquisa mostra que o homem escolarizado também é agressor.

O estudo mostra que os universitários também não reconhecem muitas das violências. Quase 1/3 deles acha que é normal abusar de uma garota se ela estiver alcoolizada, ou repassar fotos e vídeos íntimos das colegas sem autorização, as brincadeiras nos trotes também passam despercebidas. A agressão moral é disparada a mais comum no ambiente universitário. Mais da metade das meninas foi vítima. Sérgio Barbosa, coordenador do programa de responsabilização de homens autores da violência contra a mulher entende que a diminuição dos casos passa unicamente pelos homens.

A boa notícia, conforme a promotora Maria Gabriela Mansur, é que as jovens têm denunciado mais esse tipo de crime.

 

Mesmo sendo maioria nas universidades, a pesquisa mostra que 42% delas sentem medo de andarem sozinhas dentro das faculdades. Com informações da Rádio CBN