OUÇA: Em 2 semanas choveu, o que era previsto para 45 dias. Prejuízos em 56 cidades.

Campo Grande(MS) – A chuva dá trégua em Mato Grosso do Sul, de 10 dias, tempo para recomeçar a colheita da soja,  iniciar o plantio do Milho Safrinha e  recuperar estradas vicinais e as pontes  em Mato Grosso do Sul. A informação é do meteorologista,  Natálio Abrão Filho. A chuva causou prejuízo no inicio da colheita e o produtor deve esperar um pouco antes de colocar a colheitadeira no campo.

A previsão é de que a  chuva volte a cair com mais regularidade a partir do dia 2 de Fevereiro. Até o fim deste mês a umidade relativa do ar deve cair por  causa de uma nova frente fria procedente da Argentina. O fenômeno El Ñino, superou a expectativa dos estudiosos do clima e se comparou ao de 1997. O excesso prejudicou 56 cidades  e em duas semanas o volume de água era o equivalente o que deveria cair em 45 dias.   

 

De acordo com Natalio Abrão, a chuva deve persistir durante fevereiro até a primeira semana de março. A preocupação agora é com  a região Norte  que vai receber grande volume de chuva. O nível dos rios das  bacias dos Rios Taquari e Miranda, devem subir a exemplo de Rio Verde onde a chuva passou dos 100 milímetros.

 

Da redação

Foto: Cesar  Galeano.